domingo, 7 de setembro de 2008

FRUTOS E PSEUDOFRUTOS

Os frutos são estruturas auxiliares no ciclo reprodutivo das angiospermas: protegem as sementes e ajudam na sua disseminação. Eles correspondem ao ovário amadurecimento, o que geralmente ocorre após a fecundação. Quando o ovário origina o fruto sem que tenha ocorrido a fecundação, não existe a constituição de sementes e o fruto é conhecido como partenocárpico, caso da laranja-da-baía. A parede desenvolvida do ovário passa a ser denominada pericarpo, que corresponde ao fruto propriamente dito. Os frutos podem ser classificados em:

CARNOSOS(com pericarpo suculento)
SECO(com pericarpo seco)


Os pseudofrutos são estruturas suculentas que contém reservas nutritivas, mas que não se desenvolvem a partir de um ovário. Os pseudofrutos podem ser:

• Simples: provenientes do desenvolvimento do pedúnculo ou do receptáculo de uma só flor. Temos como exemplo a maçã, onde a parte suculenta origina-se do receptáculo da flor.
O caju, a parte suculenta origina-se do pedúnculo e do receptáculo floral e o fruto verdadeiro corresponde à estrutura que contém somente comestível, conhecida como castanha de caju. • Agregados ou compostos: provenientes do desenvolvimento do receptáculo de uma única flor, com muitos ovários. Exemplo: morango, pois vários aquênios ficam associados a uma parte carnosa correspondente ao receptáculo da flor.


• Múltiplos ou infrutescências: provenientes do desenvolvimento de ovários de muitas flores de uma inflorescência, que crescem juntos numa estrutura única, temos como exemplo a amora, o abacaxi e o figo.

Nenhum comentário: